
Programa Público Geral
Programa Público Geral
Descobre a Natureza do Parque de Serralves com a Lipor
7 E 8 de maio
SÁB e DOM: 10h00 às 19h00
Acesso: entrada e participação gratuitas
Entrada: Av. Marechal Gomes da Costa; Saída | Rua D. João de Castro, 210
A Fundação de Serralves, com o apoio da Lipor e dos seus Municípios Associados, convida as famílias e o público em geral a participar na 8.ª edição do BioBlitz, no fim-de-semana de 7 e 8 de maio, com acesso gratuito!
Um fim-de-semana dedicado à exploração e partilha do conhecimento sobre Biodiversidade. Um convite para experienciar o Parque de Serralves!
Contamos consigo!
MAPA DO EVENTO – AQUI
Um fim-de-semana dedicado à exploração e partilha do conhecimento sobre Biodiversidade.
Um convite para experienciar o Parque de Serralves!
OFICINAS PEDAGÓGICAS
Temáticas: Árvores; Anfíbios e répteis; Aves; Briófitas e líquenes; Insetos; Micromamíferos
Funcionamento: Em contínuo

Árvores
Eixo Ambiente
Local: Bosque das Faias
Quantas folhas tem uma árvore?
Livres e soltas, voam as folhas das árvores ao encontro do vento! No Parque de Serralves habitam muitas espécies de árvores, umas de folha persistente, e outras de folha caduca que, todas as primaveras, fazem questão de exibir as suas folhinhas tenras. Todas juntas desempenham um papel muito especial, são a casa de muitos seres vivos, são quem melhor exprime e comunica as estações do ano e são também quem nos dá sombra nos dias quentes de verão e nos abriga da chuva durante o inverno. Nesta oficina, convidamos-te a construir a tua árvore e a conhecer melhor a importância das árvores nos mais diversos ecossistemas.
Conceção: Carlota Carqueja e Mariana Moranduzzo
Dinamização: Carlota Carqueja, Maria Mata e Mariana Moranduzzo

Aves
Eixo Artes
Local: Arboreto Séc. XIX
Homem Pássaro
Já reparaste na diversidade de espécies de aves que existem à tua volta? Desde o tempo das civilizações antigas que o homem sempre teve fascínio pelo poder das aves, verdadeiras ou mitológicas, encarnando-as através de máscaras e adereços. Será que conseguimos inventar e tornar-nos num novo pássaro usando apenas alguns materiais e a nossa imaginação? Nesta oficina vamos inspirar-nos nas aves que conhecemos e que existem em Serralves e deixar a imaginação voar para criar novas espécies completamente ficcionais!
Conceção e Dinamização: José Costa e Paulo Jesus

Briófitas e Líquenes
Eixo Ambiente
Local: Bosque das Faias
Guardiões resistentes
Desde as superfícies das rochas do deserto ao substrato congelado das regiões polares, do verde-pálido, ao castanho e vermelho ferrugem, surgem explosões silenciosas de formas e cores. São elas as briófitas e os líquenes! Seres extraordinários e encantados que perfazem mantos protetores capazes de reter grandes quantidades de água, e de atenuar os efeitos das alterações climáticas. Inspirados pela sua adaptação evolutiva procuraremos também ser heróis vencedores, colocando à prova as nossas capacidades de entreajuda e, etapa por etapa, seguirmos no encalço dos seus bem guardados segredos.
Conceção e dinamização: Anabela Pereira e Andreia Machado

Insetos
Eixo Ambiente
Local: Clareira dos Teixos
Vida de inseto
O mundo dos insetos é conhecido pela sua vasta diversidade.
Sabias que alguns insetos vivem em comunidades como nós?
O Parque de Serralves é a cada de muitos insetos, vem conhecê-los!
Inspirados na sua anatomia externa e nas diversas funções ecológicas que desempenham, o convite é para a construção de insetos imaginários e acrescentar novas espécies à biodiversidade do Parque.
Conceção Filipa Dias
Dinamização: Filipa Dias e Dina Marques

Micromamíferos
Eixo Ambiente
Local: Clareira dos Teixos
No rasto dos rastos
Pelo Parque habitam pequenos animais, os micromamíferos, muitas vezes escondidos durante o dia e difíceis de encontrar. Contudo, podemos seguir os seus vestígios. A partir de uma história engraçada sobre uma toupeira vamos descobrir os diferentes rastos e construir um rasto criativo!
Conceção e dinamização: Carla Borges; Isabel Rodrigues

MICROMUNDOS
Eixo Ambiente
Local: Jardim Maria Nordman
Micromundos – À descoberta da vida invisível dos charcos!
Os charcos são ambientes aquáticos de grande importância. Estes ecossistemas albergam uma admirável diversidade de microrganismos com diferentes tamanhos, formas e cores. Apesar de serem invisíveis a olho nu, os microrganismos são fundamentais para o equilíbrio ecológico e para a manutenção da qualidade da água. Nesta oficina vamos conhecer os micro-habitantes dos charcos do Parque de Serralves.
Conceção: Rui S. Oliveira (CFE, DCV, Univ. Coimbra)
Dinamização: Adriana Pereira e João Mendes

PLANTAS INVASORAS AQUÁTICAS
Eixo Ambiente
Plantas invasoras aquáticas – Rios de problemas
Horários: 10h às 12h e 14h às 19h
As espécies invasoras estão entre as principais causas de perda de biodiversidade. Nos meios aquáticos, a dispersão de novas plantas invasoras pode ser acelerada pela corrente dos rios e rapidamente estão a substituir as espécies nativas e a alterar o funcionamento dos ecossistemas, já fragilizados por outras ameaças como a poluição, a destruição de habitats ou as alterações climáticas. Muitas plantas aquáticas estão ameaçadas ou mesmo desaparecidas e a precisar da nossa ajuda. Nesta atividade vamos conhecer as plantas aquáticas nativas e as invasoras que as estão a ameaçar.
Conceção e dinamização: Jael Palhas (CFE, ESAC, Évora)

Saídas de Campo
As saídas de campo constituem uma oportunidade única na exploração da Biodiversidade do Parque de Serralves com investigadores especialistas dos diferentes grupos taxonómicos.
Local de saída: Alameda dos Castanheiros – da – Índia
Duração: 1h
Lotação:20 pessoas/Saída de Campo
Sujeito a levantamento de bilhete 30min antes do início da atividade no local.
Árvores e Arbustos
SÁB e DOM: 10h30 | 12h00
Orientação: Floradata
Insetos
SÁB e DOM: 11h | 12h
Orientação: Floradata
Aves
SÁB e DOM: 10h | 11h30
Orientação: Floradata
Anfíbios
SÁB e DOM: 17h | 18h
Orientação: CIIMAR

Visitas Orientadas ao Parque
SÁB e DOM: 10h| 11h| 12h| 15h| 16h| 17h
Local de saída: Alameda dos Castanheiros – da – Índia
Duração: 1h
Orientação: Beatriz Truta
Lotação: 20 pessoas/Visita
Sujeito a levantamento de bilhete 30min antes do início da atividade no local.

VISITA TEMÁTICA
Fictional Forests e Burned Cork – Resilience
Gil Delindro
SÁB e DOM: 10h| 11h| 12h| 15h| 16h| 17h
Local: Celeiro e Lagar
Duração: 1h
Conceção e dinamização: Ana Ferreira
Lotação: 15 pessoas/Visita
Sujeito a levantamento de bilhete 30min antes do início da atividade no local, junto à receção na Alameda dos Castanheiros – da – Índia.
A visita procura dar a conhecer duas instalações do artista Gil Delindro, Fictional Forests e Burned Cork – Resilience.
Fictional Forests, uma sonora eletroacústica, que vive da reapropriação de elementos orgânicos do património agrícola português. Esta obra explora a perceção da monocultura enquanto “memória romântica rural”, para aqui criar uma situação que é inteiramente fictícia, anormal e mecânica.
Burned Cork – Resilience, uma direta homenagem à prática artesanal centenária dos tiradores de cortiça, esta obra reutiliza esse processo ao esculpir uma árvore vítima dos Incêndios florestais. Trata-se de uma escultura sonora que amplifica a topografia do Sobreiro em tempo real, a partir de microfones que produzem som através do contacto direto com a textura da cortiça queimada.

Tosquia das ovelhas da Quinta
SAB 15h
DOM 11h
Local: Estábulos da Quinta
Duração: 2h
Orientação: Saber Fazer
A tosquia das ovelhas de raça Bordaleira de Entre-Douro-e-Minho da Quinta de Serralves será realizada pelo Martin O’Connel, um tosquiador profissional natural da Nova Zelândia que partilhará a sua técnica e experiência profissional nesta área. O acompanhamento e explicação da técnica e princípios de tosquia respeitadores do animal e da fibra serão realizados por Susana O’Connel, até ao momento da retirada da lã. Após a demonstração, Alice Bernardo abordará a questão da biodiversidade e da importância das raças autóctones, dando-se a conhecer melhor a Lã enquanto fibra natural, suas particularidades e benefícios.
Espetáculos

Estranhões e Bizarrocos, de José Eduardo Agualusa
SAB 11h30
DOM 15h00 | 16h30
Local: Pátio do Ulmeiro
Duração: 45 min
Na companhia de Estranhões e Bizarrocos e outros seres sem exemplo, voamos para O País dos Contrários, conhecemos O pai que se tornou mãe e ouvimos contar a história d’ O primeiro pirilampo do mundo. As palavras de José Eduardo Agualusa permitem-nos ler e escrever o mundo interior das crianças e o mundo em que elas se movimentam, num tempo só por elas habitado, no qual todas as coisas duram para sempre.
FICHA ARTÍSTICA
Texto José Eduardo Agualusa
Direção artística Joana Providência
Interpretação e co-encenação Joana Mont’ Alverne
Apoio Plástico Filipe Mendes e Susete Rebelo
Música Pascal Comelade
Apoio Sonoplastia Fábio Ferreira
Direção de Produção Glória Cheio
Créditos Fotográficos © Pedro Figueiredo

Diversitas
SAB 15h00 E 17h00
DOM 11h00
Local: Ténis
Duração: 45 min
O que sente um palhaço no meio da floresta e das espécies? Como se relaciona com eles?
Venha o momento da mudança, da variedade onde se calhar tu também fazes a diferença para um novo mundo.
Criação: Clown Enano
Atividades em Autonomia

TREETOP WALK
TREETOP WALK
SÁB e DOM: 10h às 19h
Um convite à exploração do passadiço elevado ao nível da copa das árvores, uma experiência impactante de observação da biodiversidade e paisagens do Parque.

A Floresta
Local: Quinta Urbana – Eira
As florestas constituem ecossistemas terrestres fundamentais para a sustentabilidade global. Com a maior diversidade do mundo, conservam o património de milhares de milhões de anos de evolução. Esta exposição convida a conhecer o complexo ecossistema chamado Floresta e os serviços que ela providencia, numa viagem por temáticas como as alterações climáticas, retenção global de carbono, conservação da biodiversidade, redução do risco de erosão e proteção de bacias hidrográficas, entre outras.
Uma parceria Fundação “la Caixa” e o BPI

As Reservas da Biosfera da Unesco – Rede Portuguesa e CPLP
Local: Parterre Lateral
A Exposição é dedicada à exploração e conhecimento do património natural que caracteriza os territórios que constituem a Rede dos países da CPLP, verdadeiros laboratórios vivos de sustentabilidade, distinguidos pela Unesco pela qualidade do seu património natural e cultural, e pela harmonia que privilegiam entre a salvaguarda do património e o bem-estar das comunidades residentes.

Exposição Waters’ Witness / O Testemunho das Águas - Tarek Atoui*
Local: Parque
“(…) O trabalho com material orgânico em decomposição conduz Waters’ Witness numa direção até agora inédita: uma ecologia acústica que recebe e perpetua sons residuais através das fronteiras audíveis de um mundo em fluxo. Esta paisagem sonora única estende-se da sala central do Museu até ao Parque sob a forma de constelações sonoras, plataformas e sistemas de som (…)”, in Ciclo Serralves – Exposição Tarek Atoui

Exposição Entrelaçar - Ai Weiwei*
Local: Parque “(…) Ao contemplar estas raízes, entendemos o valor das florestas — pulmões da Terra — que fornecem o oxigénio de que necessitamos para respirar. Preservar estes recursos em rápido desaparecimento é uma questão fundamental para o futuro dos seres humanos. No Parque de Serralves será apresentado pela primeiríssima vez Pequi Tree [Pequi vinagreiro], uma árvore de ferro fundido de 32 metros de altura. Moldado no Brasil, produzido na China e agora instalado no Parque de Serralves, este trabalho testemunha a desaparição da coexistência harmoniosa entre natureza e seres humanos, passando da madeira para o metal e de mortal a eterno, como elemento de prova e como monumento. (…)”, in Ciclo Serralves – AI WEIWEI: ENTRELAÇAR *obras exclusivamente em exposição no Parque
Sociedade Ponto Verde

Reciclar é na boa
A Academia Ponto Verde é o projeto educativo da Sociedade Ponto Verde para os mais novos. Sendo o mote desta iniciativa “Reciclar é na Boa”, são dinamizadas iniciativas de promoção da reciclagem de embalagens e a implementação de ações nas escolas e na comunidade.
O espaço da Sociedade Ponto Verde está pensado para mobilizar todos para a reciclagem através de desenhos e colagens, jogos de estafetas e quizzes interativos que vão mostrar que “Reciclar é na Boa!”.
Green Market

Green Market
SÁB e DOM: 10h às 19h
Local: Alameda dos Castanheiros-da-Índia
O Mercado volta ao Parque de Serralves com a missão de incentivar uma alimentação e estilo de vida sustentável, privilegiando o que de melhor se faz em Portugal! Este mercado combina uma seleção de produtos ecológicos e biológicos com design sustentável de artesãos locais. Para quem gosta de comprar diretamente ao produtor, aqui encontra desde fruta e legumes, ervas aromáticas, cogumelos frescos, queijo artesanal, granolas, biscoitos diversos, entre outros, tornando o mercado paragem obrigatória.