
Atividades em Autonomia

PRÉ-ESCOLAR, 1.º, 2.º E 3.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO, SECUNDÁRIO E PROFISSIONAL
GRUPOS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS
Datas: 2, 3, 4, 5, 6 maio
Horários: 9h30; 10h30; 11h30; 14h30; 15h30
Exposições

A Floresta
Local: Quinta Urbana – Eira
As florestas constituem ecossistemas terrestres fundamentais para a sustentabilidade global. Com a maior diversidade do mundo, conservam o património de milhares de milhões de anos de evolução. Esta exposição convida a conhecer o complexo ecossistema chamado Floresta e os serviços que ela providencia, numa viagem por temáticas como as alterações climáticas, retenção global de carbono, conservação da biodiversidade, redução do risco de erosão e proteção de bacias hidrográficas, entre outras.
Uma parceria Fundação “la Caixa” e o BPI

Exposição Waters’ Witness / O Testemunho das Águas - Tarek Atoui*
Local: Parque
“(…) O trabalho com material orgânico em decomposição conduz Waters’ Witness numa direção até agora inédita: uma ecologia acústica que recebe e perpetua sons residuais através das fronteiras audíveis de um mundo em fluxo. Esta paisagem sonora única estende-se da sala central do Museu até ao Parque sob a forma de constelações sonoras, plataformas e sistemas de som (…)”, in Ciclo Serralves – Exposição Tarek Atoui

Exposição Entrelaçar - Ai Weiwei*
Local: Parque “(…) Ao contemplar estas raízes, entendemos o valor das florestas — pulmões da Terra — que fornecem o oxigénio de que necessitamos para respirar. Preservar estes recursos em rápido desaparecimento é uma questão fundamental para o futuro dos seres humanos. No Parque de Serralves será apresentado pela primeiríssima vez Pequi Tree [Pequi vinagreiro], uma árvore de ferro fundido de 32 metros de altura. Moldado no Brasil, produzido na China e agora instalado no Parque de Serralves, este trabalho testemunha a desaparição da coexistência harmoniosa entre natureza e seres humanos, passando da madeira para o metal e de mortal a eterno, como elemento de prova e como monumento. (…)”, in Ciclo Serralves – AI WEIWEI: ENTRELAÇAR *obras exclusivamente em exposição no Parque

AS RESERVAS DA BIOSFERA DA UNESCO – REDE PORTUGUESA E CPLP
Local: Parterre Lateral
A Exposição é dedicada à exploração e conhecimento do património natural que caracteriza os territórios que constituem a Rede dos países da CPLP, verdadeiros laboratórios vivos de sustentabilidade, distinguidos pela Unesco pela qualidade do seu património natural e cultural, e pela harmonia que privilegiam entre a salvaguarda do património e o bem-estar das comunidades residentes.
VISITAS TEMÁTICAS

Treetop Walk
Um convite à vivência da biodiversidade do Parque através da exploração do passadiço elevado ao nível da copa das árvores, uma experiência impactante de observação e estudo da diversidade biológica e da paisagem. – Institucionais Serralves – TreeTop Walk

Parque
A arte e a paisagem definem o Parque de Serralves e os seus caminhos são o veículo que usamos para o explorar de forma atenta. A diversidade conta com a presença de árvores notáveis, diferentes jardins temáticos, uma organização espacial e diversidade biológica singulares em plena teia urbana do Porto.

Quinta Urbana
O assento agrícola de Serralves, conhecido como Quinta do Mata-Sete, situa-se na extremidade sul da propriedade e alberga diversos animais de raças autóctones, tais como o burro de Miranda e os bovinos das raças Arouquesa, Barrosã, Marinhoa e Jarmelista, entre outras. O efetivo animal complementa deste modo, a representação da paisagem rural de Entre Douro e Minho com características peculiares como as vinhas em ramada, os prados e a bouça.
Kits de Monitorização e inventariação da biodiversidade

Propostas de atividades para realização em autonomia, um apoio às saídas de campo nas temáticas: Líquenes; Borboletas; Briófitas; Aves e Flora.*
*Os Kits serão disponibilizados na realização do check in sempre que solicitados.
Kit 1 – Líquenes
Kit 2 – Borboletas
Kit 3 – Briófitas
Kit 4 – Aves
Kit 5 – Flora
Sociedade Ponto Verde

RECICLAR É NA BOA
A Academia Ponto Verde é o projeto educativo da Sociedade Ponto Verde para os mais novos. Sendo o mote desta iniciativa “Reciclar é na Boa”, são dinamizadas iniciativas de promoção da reciclagem de embalagens e a implementação de ações nas escolas e na comunidade.
O espaço da Sociedade Ponto Verde está pensado para mobilizar todos para a reciclagem através de desenhos e colagens, jogos de estafetas e quizzes interativos que vão mostrar que “Reciclar é na Boa!”.