
1.º E 2.º Ciclos do Ensino Básico
Duração: 45 min

Anfíbios
Local: Clareira da Presa
Anfíbios: uma vida entre dois mundos!
Os anfíbios surgiram há cerca de 300 milhões de anos e, em termos evolutivos, situam-se entre os peixes e os répteis. Foram os primeiros vertebrados a explorar o meio terrestre, no entanto, ainda se mantêm ligados à água. Que adaptações lhes permitem viver entre dois mundos? Vem conhecer estes peculiares seres na exploração dos seus segredos.
Conceção: Isabel Bessa
Dinamização: Diana Carneiro

Árvores
Local: Bosque das Faias
A linguagem das árvores
Sabias que as árvores comunicam entre si? A linguagem das árvores manifesta-se através de aromas, cores, mensagens e sinais partilhados por cima e por baixo da superfície do solo. As raízes das árvores, por exemplo, ligam-se entre si através de fungos e formam uma rede por onde partilham nutrientes e enviam mensagens. Nesta oficina iremos descobrir e compreender algumas características fascinantes e menos conhecidas das árvores.
Conceção e dinamização: Carlota Carqueja

Briófitas
Local: Bosque das Faias
O Micro em Macro
E se toda a cidade estivesse revestida de desenhos? E se esses desenhos fossem plantas microscópicas? E se essas plantas fossem muito importantes? Vem conhecer as briófitas e a sua importância ambiental e como podemos transformar os nossos muros, passeios e paredes com arte e ecologia!
Conceção: João Junqueira
Dinamização: Mariana Veludo

Cogumelos
Local: Arboreto Séc. XIX
Cucumellum: O laboratório da micologia
De origem latina, a palavra cucumellum, que significa “tacho”, dá origem ao nome dos nossos protagonistas, os Cogumelos. Mas, o que serão na verdade estas estruturas misteriosas que, em dias de chuva, muito repentinamente brotam da terra? Serão plantas com chapéus esponjosos ou apenas animais terrestres sem esqueleto? Nesta oficina vamos viajar pelo mundo da micologia, perceber a importância ecológica destes seres vivos na natureza e descobrir que afinal, os cogumelos têm muito mais em comum com as plantas e animais do que nós imaginávamos.
Conceção e Dinamização: Paula Alves

Líquenes
Local: Bosque das Faias
Líquenes: reais e imaginários!
Líquenes, devido às suas pequenas dimensões, passam muitas vezes despercebidos, camuflados ou escondidos em qualquer ambiente, natural ou urbano. Pequenos em tamanho, mas grandes em missão, desempenham papéis essenciais nos ecossistemas, comunicando através das suas formas e cores diversas. Inspirados pelas espécies que habitam os espaços do Parque, o desafio é observar, identificar e registar líquenes reais enquanto inspiração para a construção de líquenes imaginários.
Conceção e dinamização: Dina Marques

Morcegos
Local: Clareira da Presa
Morcegos fora da caixa
Morcego é sinónimo de mistério, desconhecido e desperta sempre curiosidade! Os morcegos são essenciais para a preservação do equilíbrio dos ecossistemas, são “reflorestadores” naturais do planeta, além de predadores de um vasto número de pragas agrícolas e vetores de doenças. Nesta oficina, responde-se aos porquês, desvendam-se os mitos e as curiosidades que Serralves tem para contar sobre as suas espécies de morcegos e discutem-se boas práticas para a sua conservação.
Conceção e dinamização: Teresa Silva

Répteis
Local: Clareira da Presa
Quente ou frio?
“Ai que está muito calor, vou para a sombra! Ai que está frio, vou para o sol!” Vem descobrir como podes regular a tua temperatura com os répteis e aprender como a temperatura é tão importante para estes animais. Os répteis são animais de sangue frio que precisam do sol para se aquecer. Sabes o que é um animal de sangue frio? Nesta atividade irás aprender!
Conceção: Iolanda Rocha
Dinamização: Bárbara Santos