
MUNICÍPIOS FUNDADORES
MUNICÍPIOS FUNDADORES
Local: Bosque das Faias

AVEIRO
Data: 9 E 11 MAI
Horário: 10h30 | 11h30 | 14h30 | 15h30
Duração: 45min
Há vidas nas marinhas de sal de Aveiro!
Nesta atividade vamos conhecer parte da biodiversidade das marinhas de sal da Ria de Aveiro e aprender a identificar três espécies da avifauna e da flora características deste habitat, com recurso à construção de carimbos em papel EVA.
Um puzzle gigante da marinha da Troncalhada com um perna-longa (Himantopus himantopus), ou pernilongo, também carinhosamente conhecido como o “Rei” do Salgado Aveirense, vai completar a atividade da oficina de carimbos.

PONTE DE LIMA
Data: 8, 9, 10, 11 E 12 MAI
Horário: 09h30 | 10h30 | 11h30 | 14h30 | 15h30
Oficina A minha Árvore – Faço parte do Pulmão do Alto Minho
Com esta oficina pretendemos dar a conhecer o Carvalho, uma espécie autóctone, que serve de refúgio e abrigo a dezenas de espécies da nossa Floresta. Vamos explorar os vários elementos que constituem a árvore, com recurso a microscópios digitais (Easy-scope). Vamos também aprender a calcular a idade de uma árvore e como podemos medir a sua altura.”
Ponte de Lima pretende transformar-se, nos próximos anos, no “Pulmão do Alto Minho”, criando bosques autóctones em todas as freguesias do concelho. Queremos dar o mote para que outros concelhos, outras cidades e até países, possam seguir este exemplo e ajudar a construir um grande pulmão a favor da Sustentabilidade do Planeta. Contamos com o vosso apoio e compromisso na proteção da natureza e das nossas Florestas.

VIANA DO CASTELO
Data: 10 E 11 MAI
Horário: 10h30 | 11h30 | 14h30
Escola da Natureza: Mar, Rio e Floresta
Oficina que permite ao aluno conhecer a diversidade biológica do mar, rio e floresta reconhecendo a sua importância, as suas características e as suas maiores ameaças. Nesta sessão os alunos serão desafiados a descobrir algumas das espécies presentes nestes três ecossistemas, adquirindo conhecimentos através de atividades práticas e educativas.
VILA REAL
Data: 12 MAI
Horário: 10h30 | 11h30 | 14h30 | 15h30
Duração: 45 min
Aliando a Arte à Biodiversidade, o Centro de Ciência de Vila Real sugere duas atividades que pretendem despertar os mais jovens para a conservação das espécies e proteção dos seus habitats.
Estas atividades têm por objetivo dar a conhecer a biodiversidade presente no nosso quotidiano, através da aprendizagem de algumas técnicas de monitorização e do conhecimento da potencialidade da flora na arte.

Oficina Estampagem com tintas naturais
A atividade “Estampagem com tintas naturais” tem por objetivo a exploração da potencialidade da flora na arte da estampagem.
Com isto, a atividade tem como finalidade a criação de uma composição visual, com diversos elementos das plantas recolhidos do meio envolvente, composição essa que será estampada numa t-shirt ou saco de pano.

Oficina Conhecer as nossas borboletas
As Borboletas são insetos com uma enorme diversidade. Estas têm um papel fundamental nos ecossistemas terrestres. São, tal como as abelhas, importantes polinizadores de plantas com flor. Nesta atividade, os participantes poderão, ao longo de um percurso observar e recolher borboletas para identificar com ajuda de um Guia de Campo.
VILA NOVA DE GAIA
Data: 8, 9, 10, 11 E 12 MAI
Horário: 10h30 | 11h30 | 14h30 | 15h30
Duração: 45min
Oficina Pintura natura – Pintura com pigmentos naturais
Pintura Natura, nesta atividade os participantes serão convidados a realizar uma atividade de pintura, através de identificação pigmentos naturais, existentes no meio envolvente. Serão selecionados alguns pigmentos naturais, que juntamente com água e cola branca, irão produzir as tintas com que será realizada a atividade de pintura.

Oficina Milho para pardais – Comedouros sustentáveis
Milho para Pardais, terá num primeiro momento um jogo de identificação com imagens de animais selvagens, com vista à reflexão sobre a interação diária que temos com estes animais, seguindo-se depois um momento dedicado à realização de comedouros sustentáveis.

SANTO TIRSO
Data: 10 MAI
Horário: 10h30 | 11h30
Duração: 45 min
Espetáculo Arlequim recicla assim – Companhia de teatro de Santo Tirso
Um arlequim arrastando uma arca chega atrasado para contar uma, duas ou quem sabe mais histórias. Especial como é – não se contenta em contar a história – ele revive-a e convida todos a participar nesta aventura que é imaginar e viver. Assim a reciclagem torna-se presente e evidente tendo por base histórias infantis como a da “Branca de Neve e os Sete Anões” e a dos “Três Porquinhos”. Claro está com o objetivo de ensinar a política dos 3R’s…
E melhor: esta peça de teatro é interativa e leva as crianças participantes a ser também atores e atrizes reais nas boas práticas da reciclagem… Tornando-os assim em heróis que lutam pela natureza.
Texto e interpretação: Sérgio Macedo
Encenação: Sara Salgueiro
