EXPOSIÇÃO, INSTALAÇÃO E VISITAS TEMÁTICAS
Datas: 15, 16, 17, 18 e 19 ABR
Horários: 9h30 | 10h30 | 11h30 | 14h30 | 15h30
Duração: 45 min
Embora sujeitas a inscrição, estas atividades não são acompanhadas pela equipa educativa de Serralves, ocorrem em autonomia convidando os professores e os seus alunos a participar das seguintes atividades: visita a exposição; visita a instalação; visitas temáticas.
No check in, o professor responsável pelo grupo inscrito deverá indicar a atividade em que se inscreveu e solicitar a informação de apoio à atividade (em formato pdf e/ou impressão), previamente desenhada pelo Serviço Educativo de Serralves, e que servirá de inspiração para a concretização da atividade com os seus alunos sob sua orientação.
A FLORESTA
Local: Eira da Quinta
As florestas constituem ecossistemas terrestres fundamentais para a sustentabilidade global. Com a maior diversidade do mundo, conservam o património de milhares de milhões de anos de evolução. Esta exposição convida a conhecer o complexo ecossistema chamado Floresta e os serviços que ela providencia, numa viagem por temáticas como as alterações climáticas, retenção global de carbono, conservação da biodiversidade, redução do risco de erosão e proteção de bacias hidrográficas, entre outras.
Uma parceria Fundação “la Caixa” e o BPI
AS PLANTAS, O CARBONO E O CLIMA
Local: Mata do Treetop Walk
A visita à instalação procura envolver alunos e professores na literacia do carbono e das alterações climáticas. Assente na premissa de que as árvores são determinantes para a mitigação do efeito de estufa e responsáveis por inúmeros serviços de ecossistemas, procurando explorar a dinâmica interna de um sobreiro (Quercus suber) e identificar os fatores que o influenciam ao longo das estações. O sobreiro encontra-se na Mata do TreeTop Walk, equipado com um conjunto de sensores que monitorizam em tempo real vários parâmetros: fluxo de seiva; perímetro do tronco; vento; luz; capacidade fotossintética; fluxos de carbono e água.
Esta instalação está integrada no Laboratório de Energia, Sustentabilidade e Alterações Climáticas, financiado pelo Projeto Con(s)ciênciarte, uma Iniciativa Portugal Inovação Social e em parceria com o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.
VISITAS TEMÁTICAS
ROSEIRAL
Local: Roseiral
O Parque fez 100 anos e o projeto da recuperação do Roseiral de Serralves juntou-se ao grande projeto de conservação do Parque e surge como forma de dignificar a sua história, a sua importância e o seu encanto. Esta visita tem como propósito dar a conhecer o património histórico, cultural e ambiental deste espaço icónico.
TREETOP WALK
Local: Treetop Walk
Um convite à exploração da biodiversidade do Parque num percurso elevado ao nível da copa das árvores – uma experiência impactante de observação e perceção da paisagem.
A implementação deste projeto, concebido pelo Arquiteto Carlos Castanheira em colaboração com o Arquiteto Álvaro Siza Vieira, tem forte impacto ao nível da sensibilização ambiental e do respeito pela conservação da natureza, património natural e na comunidade científica, a nível nacional e internacional.
QUINTA URBANA
Local: Quinta Urbana
O assento agrícola de Serralves, conhecido como Quinta do Mata-Sete, situa-se na extremidade sul da propriedade e alberga diversos animais de raças autóctones, tais como o burro de Miranda e os bovinos das raças Arouquesa, Barrosã, Marinhoa e Jarmelista, entre outras. O efetivo animal complementa deste modo, a representação da paisagem rural de Entre Douro e Minho com características peculiares como as vinhas em ramada, os prados e a bouça.