
OFICINAS PEDAGÓGICAS | TEATRO
OFICINAS PEDAGÓGICAS
Temáticas: Anfíbios | Árvores | Aves | Briófitas | Cogumelos | Líquenes | Répteis
Datas: 8, 9, 10, 11 E 12 MAI
Horários: 9h30 | 10h30 | 11h30 | 14h30 | 15h30
Duração: 45 min

ANFÍBIOS
Local: Clareira da Presa
Espécies raras
Os anfíbios são animais extraordinários! Com uma vida dupla na água e na terra, do seu ciclo de vida faz parte um processo de metamorfose com várias transformações visíveis até à idade adulta. Nos charcos de Serralves alguns anfíbios encontram aqui a morada ideal para se alimentarem e reproduzirem. Nesta oficina, vamos conhecê-los e explorar os seus ciclos de vida através da construção de uma maqueta.
Conceção e dinamização: Dina Marques

ÁRVORES
Local: Roseiral
Pensar árvores!
Uma árvore é um ser vivo magnifico! Pode habitar diferentes locais, como as montanhas mais altas e frias, as florestas mais quentes, os jardins e ruas da cidade e os campos junto aos rios. Se uma árvore pudesse pensar o que nos contaria?
Conceção e dinamização: Eliana Soukiazes

AVES
Local: Roseiral
Modo voo
As aves cruzam os ares do nosso Planeta há cerca de 150 milhões de anos e evoluíram a partir dos dinossauros! Que adaptações lhes permitem voar? Voam todas da mesma forma? Será que tudo o que tem asas voa? Vem descobrir os segredos das aves e desafiar a criatividade e curiosidade!
Conceção e dinamização: Diana Carneiro

BRIÓFITAS
Local: Arboreto Sec. XIX
Ver, olhar, reparar!
Perto de um ribeiro, junto a um ramo ou tronco de árvore, já reparaste nos pequenos “tapetes” verdes formados por milhares de plantas? São musgos! Plantas terrestres com diferentes formas e cores que os investigadores chamam de briófitas. A inspiração surgirá da exploração destes seres vivos que consegues ver e aprender a olhar no Parque.
Conceção e dinamização: Carlota Carqueja

COGUMELOS
Local: Clareira da Presa
O fantástico mundo dos cogumelos
Os cogumelos são o rosto de um mundo misterioso chamado Reino Fungi. São verdadeiros heróis na história do planeta Terra – decompositores vorazes, responsáveis pela construção de uma extensa rede de comunicação subterrânea e mestres em sobrevivência. Já ouviste falar desta história?
Conceção e dinamização: Andreia Machado

LÍQUENES
Local: Arboreto Sec. XIX
Mundo aumentado
E se treinássemos os nossos olhos para reparar nos seres vivos minúsculos? Aqueles que constroem manchas coloridas nos muros e troncos das árvores! Chamam-se líquenes. Dois seres vivos distintos, uma alga e um fungo, juntam-se e coabitam o mesmo espaço. Vem descobrir mais sobre os líquenes e ganhar outra visão sobre estes pequenos organismos que fazem toda a diferença!
Conceção e dinamização: Mariana Veludo

RÉPTEIS
Local: Clareira da Presa
Pele que não é minha
Alguém viu o meu casaco? – Pergunta um réptil intrigado. Se por acaso alguém o vir, não o devolva obrigado! Tenho a língua bifurcada e o olhar brilhante. Sigo sempre o calor e sou rastejante. A rapina voou e no meu abrigo estou. Mas afinal que réptil sou?
Conceção e dinamização: Daniel Sanches

ESPAÇO RAPOSA CHAMA
Local: Clareira dos Teixos
Oficina desenvolvida no âmbito do projeto Raposa Chama, onde ao som da Banda da Floresta se desenvolvem atividades criativas com o objetivo de alertar as crianças para comportamentos de risco e estratégias de prevenção de fogos rurais. Ao mesmo tempo, pretende-se reforçar o papel crucial que têm em sensibilizar os adultos principalmente através da sua rede familiar.
Atividade em parceria com a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
TEATRO

TERRA QUEIMADA
Data: 11 MAI
Horário: 14h30
Duração: 70 min
Local: Campo de Ténis
Lotação: 6 turmas
Produzido pela companhia Astro Fingido, no âmbito do projeto Teatro Chama (MC/AGIF), este espetáculo aborda o flagelo dos incêndios, alertando para a responsabilidade individual na prevenção e redução de ignições que todos os anos dão origem a tragédias que nos marcam para sempre. Através das linguagens performativas e com muito sentido de humor, pretende-se pensar em conjunto novas formas de alterar comportamentos.
Direção artística: Ângela Marques, Fernando Moreira
Encenação e dramaturgia: Fernando Moreira
Texto: Emílio Gomes, Filomena Gigante, Luísa Alves
Cenografia: Patrick Hubmann, Emm Hubmann (assistência)
Marionetas: Filipa Mesquita, Ruben Gomes (Mandrágora)
Interpretação: Emílio Gomes, Filomena Gigante, Luísa Alves, Nuno Loureiro
Manipulação de marionetas: Carlos Barbosa (Ruínas Teatro)
Música: Ricardo Fráguas
Letras das canções: Filomena Gigante
Bando das Gaitas: Cristina Baptista, Sara Costa, Leonor Silva, Hugo Barbosa, Fábio Ribeiro, Daniel Batista, Hugo Silva, Samuel Malheiro, João Neto, Alexandre Gouveia, Zé Stark
Figurinos: Ana Isabel Nogueira
CêTeatro: Manuel Pereira (coordenação), André Barros, Beatriz Ferreira, Bernardo Xisto, Guilherme Soares, Lara Silva, Maria João, Margarida Santos, Mónica Lopes
Dance4U: Vanessa da Cunha (coreografia), Inês Pona, Carina Rodriguez, Rita Milheiro
Design gráfico: Atelier d’Alves
Produção executiva: Susana Oliveira
Produção: Astro Fingido
Apoios: AGIF – Agência para a Gestão, Integrada de Fogos Rurais, DRCN – Direção Regional de Cultura do Norte, Município de Paredes
Atividade em parceria com a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF).