OFICINAS PEDAGÓGICAS | VISITA GUIADA | JOGO
OFICINAS PEDAGÓGICAS
Temáticas: Anfíbios | Árvores | Aves | Briófitas | Cogumelos | Líquenes
Datas: 15, 16, 17, 18 e 19 ABR
Horários: 9h30 | 10h30 | 11h30 | 14h30 | 15h30
Duração: 45 min
ANFÍBIOS
Local: Clareira da Presa
Espécies raras
Com uma vida dupla na água e na terra, do seu ciclo de vida faz parte um processo de metamorfose com várias transformações visíveis até à idade adulta. A oficina dará a conhecer os anfíbios do Parque e explorará os seus ciclos de vida.
Conceção: Dina Marques
Dinamização: Adriana Pereira
ÁRVORES
Local: Roseiral
Impressões botânicas
Na sombra recortada das folhas perduram histórias da vida das árvores e os lugares onde habitam convidam à observação e ao registo, fazendo cristalizar o que vimos e sentimos. Nesta oficina, o Parque será inspiração para a construção de uma narrativa.
Conceção: Carlota Carqueja
Dinamização: Ana Filipa Costa
AVES
Local: Roseiral
A migração
Na primavera algumas aves regressam ao Parque. Em bando enchem o céu de movimento e velocidade, despertando do silêncio do inverno para longas viagens. Na oficina explorar-se-á o tipo de comportamento, as rotas que percorrem, as estações de reprodução e os desafios e ameaças que enfrentam, como a destruição do habitat, as mudanças climáticas e os obstáculos humanos.
Conceção: Maria Mata
Dinamização: Joana Mendes
BRIÓFITAS
Local: Arboreto Séc. XIX
Modo verde
Perto de um ribeiro, junto a um ramo ou tronco de árvore, existem pequenos “tapetes” verdes formados por milhares de plantas. São musgos! Pequeninas plantas terrestres, com diferentes formas e cores que os investigadores chamam de briófitas. Esta oficina permitirá olhar o Parque para o pormenor destas plantas.
Conceção e dinamização: Dina Marques
COGUMELOS
Local: Clareira da Presa
Funga
Os fungos suportam toda a vida na Terra. Com um papel importantíssimo, são os principais decompositores da natureza, reciclando a matéria vegetal e estabelecendo parcerias de mútuo benefício com a maioria das plantas. A oficina dará a conhecer alguns cogumelos e explorará a importância dos fungos no equilíbrio ecológico do Parque.
Conceção: Andreia Machado
Dinamização: Ana Queirós
LÍQUENES
Local: Clareira da Presa
Seres aumentados
E se treinássemos os nossos olhos para reparar nos seres vivos minúsculos? Aqueles que constroem manchas coloridas nos muros e troncos das árvores. Os líquenes são organismos compostos por vários seres vivos distintos: fungos, bactérias e algas, que se juntam e coabitam o mesmo espaço! Nesta oficina será privilegiada a observação destes seres vivos.
Conceção e dinamização: Diana Carneiro
Visita Guiada ao Parque
Datas: 15, 16, 17, 18 e 19 ABR
Horários: 9h30 | 10h30 | 11h30 | 14h30 | 15h30
Duração: 45 min
Local: Alameda dos Castanheiros-da-Índia
Com 100 anos de história, o Parque tem hoje lugar na cidade, no país e no mundo. Nos seus 18 hectares acolhe espaços muito diversos onde se estabelecem conexões e proximidades com diferentes histórias, paisagens, espécies e pessoas. A visita proporciona o contacto privilegiado com a Natureza, sendo o Parque um lugar de acolhimento de artistas, pensadores e investigadores e das suas obras, que de modo permanente ou temporário convivem em harmonia.
Conceção e dinamização: Carlota Carqueja
JOGO
Datas: 15, 16, 17, 18 e 19 ABR
Horários: 11h30
Duração: 45 min
Local: Roseiral
Ouriço - Um mamífero especial
Local: Roseiral
Este jogo tem como objetivo dar a conhecer o ouriço eurpeu (Erinaceus europaeus), bem como as suas caraterísticas que o distinguem de outros seres vivos (cadeia alimentar, habitat, ciclo de vida, morfologia, predação, mitos, hábitos, alimentação, entre outras).
Conceção e dinamização: Clarisse Rodrigues, Amigos Picudos *
* Amigos Picudos – Associação para a Preservação e Proteção dos Ouriços