
PRÉ-ESCOLAR

Árvores
Viver como uma árvore
Para ver uma árvore, não basta vê-la. Desde a raiz até às folhas, uma árvore é toda ela uma morada gentil que recebe de ramos abertos os nossos sonhos e afetos. À sombra de uma árvore, perde-se o tempo em mil contemplações. O nosso olhar vive na sua copa de folhas, saltitando de ramo em ramo como um pássaro. Sempre que inspiramos, um pouco da árvore preenche-nos. Sempre que expiramos, reunimo-nos de novo com a árvore!
Conceção e dinamização: Mariana Moranduzzo

Aves
Aves acidentais
As aves caracterizam-se por uma enorme liberdade de movimentos, percorrendo distâncias que podem, por vezes, ultrapassar 10 000 quilómetros. Ao longo destes extensos percursos necessitam de espaços confortáveis para se alimentar e descansar. Será que conseguimos ajudá-las, recebendo-as na nossa escola? Vamos construir um pequeno abrigo/comedouro e criar as condições para que elas parem à nossa porta, janela ou árvore – e, com isso, ganharmos tempo para as observar. Quantas aves diferentes conseguiremos acolher e identificar?
Conceção e dinamização: João Almeida e Silva

Líquenes
Viver juntos!
Já alguma vez viste algas fora do mar ou da praia? E se eu te dissesse que temos algas a crescer nas árvores? Os líquenes são uma espécie de seres vivos muito particular, composta por um fungo e uma alga. E vivem juntos no mesmo corpo!
Se repararmos com atenção nos troncos das árvores podemos encontrar à nossa volta estas pequenas algas que com a ajuda de um fungo aprenderam a viver fora do mar.
Nesta oficina vamos levar esta premissa ainda mais longe e imaginar criaturas e plantas fantásticas que resolveram viver juntas no mesmo corpo e aprenderam a existir em lugares inesperados!
Conceção e dinamização: José Costa

Morcegos
A voar, a voar…é que se vê os morcegos!
De asas abertas para o mundo, o morcego define a sua rota e inicia a sua jornada. De onde vêm e para onde vão? Como se orientam?
E porque dormem pendurados de cabeça para o chão?
Através dos seus olhos misteriosos, somos convidados a visitar, sensorialmente, locais e esconderijos habituais dos morcegos e a deixar ecoar memórias dos mesmos.
Conceção e dinamização: Maria Mata

ANIMAIS DA QUINTA
Morada: A Quinta!
Na Quinta do Parque de Serralves coabitam muitos animais. Esta experiência envolve-nos no quotidiano destes animais, mostrando-nos como se relacionam e comunicam e as caraterísticas que os tornam únicos. A morada é o Parque de Serralves, uma casa dinâmica onde se respira biodiversidade.
Conceção e dinamização: Carla Borges e Isabel Rodrigues