Municípios Fundadores
Parque Infante D. Pedro
Produção: Museu da Cidade de Aveiro no âmbito do projeto Happy Hour nos Museus que explora termas sobre a cidade e o seu património, neste caso ambiental e construído, associado à memória coletiva.
Braga Natural
Braga Natural é uma curta-metragem que permite conhecer os recantos naturais do Concelho de Braga, como os Moinhos de Portuguediz, em Sobreposta, o rio Este, as margens do Cávado ou a rede de percursos pedestres do Concelho, estabelecendo uma simbiose de uma cidade cosmopolita como Braga, que agrega na sua estrutura uma dimensão natural muito vincada. Um convite à descoberta e fruição de locais menos conhecidos que permitirão observar a fauna e flora e, ao mesmo tempo, compreender melhor as raízes históricas deste Concelho. O filme foi realizado por Martin Dale, professor da Universidade do Minho, com locução de Eduardo Rêgo, com imagens da fauna, do fotógrafo bracarense João Ferreira, e das caminhadas do videógrafo Diogo Costa.
In Roteiro Ecovia do Tâmega
A Ecovia do Tâmega é o Corredor Ecológico Transfronteiriço que une, sempre à beira-rio, Chaves e Verín. Uma rota para percorrer a pé ou de bicicleta, desfrutando do contacto com a paisagem. O percurso completo supera os 30 Km, sempre com um perfil muito suave, praticamente plano. Na margem dão sombra os amieiros, freixos, salgueiros, carvalhos e castanheiros. Entre o arvoredo crescem o narciso e o cardo da lagoa, nas zonas lacustres espadanas e juncos. A paisagem ribeirinha e de campos de cultivo são locais privilegiados para as aves. No inverno, chegam as aves migratórias, como a garça-real e o corvo-marinho grande. Ao longo de todo o ano, permanecem o peneireiro-cinzento, a sombria e o guarda-rios comum. O Tâmega é santuário de criação para a cegonha branca ou o tartaranhão-caçador. Na água nadam a lontra, a toupeira-de-água e peixes, como a truta ou a boga. Também voam morcegos e passeiam uma infinidade de espécies de répteis e invertebrados.
Horta Urbana Solidária
Horta Urbana Solidária na Açoteia do Mercado Municipal de Faro. Um projecto que alinha novos usos para espaço urbano com desenvolvimento sustentado e um cariz solidário.
Praias fluviais
Património histórico, cultural e paisagístico
Visita virtual pelo património histórico, cultural e paisagístico de Guimarães.
Guimarães, uma cidade no caminho da sustentabilidade.
Ficha técnica:
Vídeo com a colaboração entre o Município de Guimarães Comunicação, o Laboratório da Paisagem e a Estrutura de Missão Guimarães 2030.
Ecoteca Mirandela
Conhecida como vale da Biodiversidade a Ecoteca interpreta, valoriza e abre as Portas do parque Natural regional do vale do tua.
Este centro interpretativo do território, situado em Mirandela, manifesta-se como uma incrível e surpreendente viagem pelo tempo e pelo seu património Natural, muitas vezes desconhecido.
Um edifício com localização privilegiada, junto à ribeira de Carvalhais, onde é possível encontrar várias espécies autóctones, relativos a um ecossistema muito estável do ponto de vista da biodiversidade.
Com o objetivo de valorizar todo o património Natural, Cultural e Ambiental da região este centro permite-nos criar uma relação de proximidade entre os visitantes e todo o território do concelho de Mirandela.
Um interior espaçoso e moderno com equipamentos de tecnologia avançada que proporcionam a todos os visitantes uma visão interativa e completa sobre a sustentabilidade, a biodiversidade, a geologia, a conservação da natureza e de todo o património do concelho.
Este espaço, com zonas expositivas dá a conhecer a evolução do território e os antepassados que demonstram a importância destas terras.
Deixe-se levar pelas maravilhas escondidas nos recantos deste magnifica região, visite Mirandela, visite a Ecoteca.
Parque Ambiental do Buçaquinho
Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos
Parque do Rio Ul // S. João da Madeira
UM ANFITEATRO VERDE PARA EXPLORAR
A diversidade biológica, as valências culturais e patrimoniais, a centralidade e fácil mobilidade tornam o Parque do Rio Ul num anfiteatro privilegiado da cidade, onde é possível desenvolver atividades multifacetadas que não só celebram a herança cultural e patrimonial de S. João da Madeira, mas igualmente o ambiente, a sustentabilidade, o bem-estar e a boa vizinhança.
Descobrir “todos os parques que há no Parque do Rio Ul” é o slogan para a reinvenção deste espaço verde em São João da Madeira. Num desafio à selva urbana, os parques do Parque do Rio Ul têm personalidades únicas, cada uma mais entusiasmante do que a outra. Projetado pelo arquiteto Sidónio Pardal, ao longo de uma área equivalente a 30 campos de futebol, a descoberta do parque urbano do Rio Ul faz-se a pé ou de bicicleta, sozinho ou acompanhado, enquanto se passeia o cão ou se pensa nas incertezas e alegrias. As inúmeras espécies de fauna selvagem podem ser boas conselheiras.
Projeto Nós e a Biodiversidade | Zoo Lourosa | Projeto Rota da Água
Projeto Nós e a Biodiversidade
A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Fundação de Serralves estabeleceram uma parceria no sentido de convidar a sociedade para a reflexão e diálogo sobre a importância da Biodiversidade e a sua relação com a ação humana. “Nós e a Biodiversidade” é um projeto integrado constituído por 5 momentos, 5 temáticas, 5 conversas, que procurarão no âmbito da missão do Município e de Serralves para a ciência cidadã, aproximar a comunidade ao conhecimento da biodiversidade.
Zoo Lourosa
Projeto Rota da Água
Os vídeos dão a conhecer pequenos tesouros e paisagens naturais deslumbrantes do território de Santa Maria da Feira, constituindo um roteiro que nos guia ao longo do concelho. Uma aposta no “slow tourism”, tão importante no tempo pós-pandemia.
Criação: DS StoryTellers, no âmbito da iniciativa Cultur#ACT, e integram o Projeto “Rota da Água”.
Paisagem Protegida das Pateiras do Ave, cujo projeto tem como objetivo preservar o património natural e cultural e por outro lado testar soluções que fomentem um desenvolvimento sustentável local.
Parques da Lavandeira e São Paio
Peixes Nativos