
OFICINAS PEDAGÓGICAS
OFICINAS PEDAGÓGICAS
Temáticas: Anfíbios | Árvores | Aves | Briófitas | Cogumelos | Insetos | Líquenes | Biologia do solo
Funcionamento: 10h00-19h00, em contínuo

ANFÍBIOS
Local: Ténis
Quem é quem no charco?
Nos charcos de Serralves coabita uma grande diversidade de espécies. Rãs, salamandras, sapos, insetos, plantas aquáticas e tritões partilham o mesmo habitat! Conhecer estes seres vivos, a sua importância e como se relacionam é determinante para protegermos estes charcos.
Os desafios e pistas do jogo Quem é Quem vão aproximar-nos das suas características únicas.
Dinamização: Inês Luís e Francisca Melo

ÁRVORES
Local: Arboreto Séc. XIX
Coisas de árvores
No Parque, as árvores são esculturas vivas que se transformam com as estações.
Explorar as suas características únicas através dos Jogos Memória e Dominó é uma forma de as conhecermos e nos conectarmos com a natureza.
Dinamização: Ana Queirós e Diana Carneiro

AVES
Local: Ténis
Asas ao vento
O voo das aves é um dos fenómenos mais incríveis do reino animal. Como voam os gaios, o pisco e os chapins? Num voo a pique, a planar ou simplesmente a bater as asas, em bando, pelos caminhos do Parque partirá um grupo de gaios.
Dinamização: Mariana Moranduzzo e Ana Ferreira

COGUMELOS
Local: Ténis
Cogumelos à lupa!
Os fungos suportam toda a vida na Terra. São os principais decompositores da natureza, reciclando a matéria vegetal e estabelecem parcerias com a maioria das plantas. Conhecer alguns cogumelos e explorar a sua importância para o equilíbrio ecológico do Parque, são desafios a superar num jogo.
Dinamização: Daniel Sanches e Eliana Soukiazes

INSETOS
Local: Clareira dos Teixos
Voo da Libélula
Os insetos vivem na Terra há cerca de 400 milhões de anos e são o grupo de animais com mais espécies. Entre eles, as libélulas, com olhos e asas grandes, voam com rapidez e ajudam a controlar as populações dos insetos menores. Desta oficina, novas e bonitas libélulas vão voar livremente no Parque!
Dinamização: Marta Correia e Filipa Dias

BRIÓFITAS
Local: Arboreto do Séc. XIX
Jardim à vista!
Nas rochas, troncos e solos húmidos existem pequenos jardins, secretos e encantados, que escondem uma infinidade de plantas. As briófitas! Pequeninas e terrestres, com diferentes formas e texturas, podemos vê-las melhor à lupa. A exploração deste mundo tão fascinante resultará na construção coletiva de um jardim.
Dinamização: Dina Marques e Tiago Vouga

LÍQUENES
Local: Arboreto do Séc. XIX
Missão L
Existem seres que não são só algas e não só fungos. Resolveram viver juntos e partilhar o mesmo corpo. São algas, mas também são fungos. São os líquenes! Seres vivos que aprenderam a partilhar e a cooperar para sobreviver. Personagens de uma história vamos construir para os líquenes descobrir!
Dinamização: Ana Ferreira e Joana Mendes

CRIATURAS IMPROVÁVEIS
Local: Arboreto do Séc. XIX
E se a evolução tivesse seguido caminhos inesperados? Se os animais que conhecemos fossem resultado de combinações improváveis entre diferentes espécies? Asas de borboleta e patas de elefante, uma tartaruga com tentáculos, um cavalo com ramos em vez de pernas. Consegues imaginar?
Usando recortes e formas abstratas vamos construir modelos de criaturas híbridas e imaginárias!
Conceção: José Costa
Dinamização: José Costa e João Coelho

METAMORFOSES – CORPOS E MEMÓRIAS DA NATUREZA
Local: Clareira dos Teixos
Entra numa oficina onde o corpo se transforma em escultura, o movimento se torna desenho e a arte se funde com a natureza! Inspirada em Louise Bourgeois, Francis Alÿs e Francisco Tropa, esta experiência convida as famílias a experimentar formas mutantes, silhuetas vivas e criações efémeras, explorando a ligação entre arte e biodiversidade. Aqui, cada gesto deixa um rasto, cada transformação conta uma história e cada participante leva consigo uma criação única, feita em família. E tu? Que nova forma vais assumir?
Conceção: Mariana Maia Rocha
Dinamização: Mariana Maia Rocha e Beatriz Sarmento

CIDADE É COISA VIVA
Local: Clareira dos Teixos
As cidades são feitas de água, florestas, minhocas e pedras, também. Num jogo que convida à imaginação, desenharemos uma cidade: se fosses um rio, onde estarias? E se fosses a teia de uma aranha, onde gostarias de viver? Vamos habitar o território da imaginação para aprender formas de conviver em territórios com animais, vegetais, minerais e mais.
Conceção: Clara Sefair
Dinamização: Clara Sefair e Filipa Valente

BIOLOGIA DO SOLO
Local: Roseiral
O solo é fonte de vida, sendo diversos (e essenciais) os benefícios que fornece ao ser humano. De igual forma, são diversas as ameaças que o solo enfrenta. Esta sessão dará a conhecer a vida que existe no solo, revelando os motivos pelos quais este recurso é tão indispensável e algumas das ameaças a que está exposto, promovendo simultaneamente uma reflexão sobre a importância e necessidade de preservar o solo no nosso planeta!
Dinamização: Sara Mendes

Herbário Azul
SÁB: 10h00 – 13h00
Local: Roseiral
Registo de elementos naturais, tais como plantas ou algas, com recurso à cianotipia, uma técnica de impressão de imagem, que se caracteriza pela cor final em tons de azul e a pigmentos naturais produzidos por cianobactérias.
Dinamização: Raquel Chaves
Parceria: Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – CIIMAR

Raposa chama vai ao BioBlitz! A prevenção começa em ti
SÁB E DOM: 10h00 – 19h00
Local: Roseiral
A Raposa Chama junta-se ao BioBlitz para sensibilizar crianças e jovens sobre a prevenção de incêndios rurais, através de jogos lúdicos e atividades interativas. Com desafios como o Jogo da Glória Raposa Chama, jogo de memória sobre comportamentos de risco e boas práticas, momentos de expressão artística e uma envolvente oficina musical, os participantes aprendem de forma dinâmica a importância da autoproteção, da redução do risco e da valorização da floresta. Com o fogo não se brinca!
Dinamização: Sara Mieiro, Mário Matos, Cristina Azurara, João Quadrado e Miguel Ribeiro
Parceria: Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF)