MUNICÍPIOS FUNDADORES
Local: Bosque das Faias
Vamos à Ré?
SÁB e DOM: 10H00 às 13H00 e 14H30 às 18H00
Os participantes são convidados a “entrar no moliceiro e fazer uma viagem pelos canais da Ria de Aveiro”. Através de um ambiente criado para o efeito e da expressão oral, completada por oficinas, de uma forma animada são partilhadas informações sobre a fauna, a flora, a história e identidade aveirense: o que são os moliceiros, as marinhas, a Ria de Aveiro, a Arte Nova e sua representação em Aveiro, produtos locais, costumes, hábitos e muito, muito mais…
Conceção e dinamização: Câmara Municipal de Aveiro | Divisão de Cultura e Turismo e Divisão de Ambiente, Energia e Obras Municipais
Oficinas de economia circular
SÁB: 14H00 às 18H00
Assente na exploração do conceito de Economia circular, o visitante é convidado a participar de uma sessão demonstrativa no âmbito da reutilização de produtos e redução do consumo de materiais descartáveis, destacando: Reciclagem de papel; Montagem de um vermicompostor com minhocas americanas (Eisenia foetida); Criação de sabão com óleos alimentares usados; Criação de esfregões com meias velhas.
Dinamização: Ana Cristina Costa e Carla Escairo
Pequenos Super-Heróis da Natureza
SÁB e DOM: 10H00 às 19H00
Para descobrir a missão dos Super-Hérois polinizadores devemos seguir o caminho do bosque do Parque da Devesa, em Famalicão, e ajudá-los no fenómeno maravilhoso da polinização das mais belas flores, apoiando o pólen a chegar à flor!
O futuro da Natureza está na valorização das plantas, cuidando-as estaremos a contribuir para a sobrevivência dos insetos!
Dinamização: Lia Cardoso, Bruno Carvalho, Daniela Santos e João Cruz
O esquilo-vermelho no parque do Buçaquinho
DOM: 10H00 às 17H30
A espécie emblemática Sciurus vulgaris (esquilo-vermelho) após ter sido declarada como extinta em Portugal, no século XVI, tem vindo a ganhar cada vez mais visibilidade no Norte do país, nomeadamente no Parque Ambiental do Buçaquinho. Nesta oficina, as famílias são convidadas a participar numa gincana de desafios, para explorar parâmetros e curiosidades sobre o Esquilo-vermelho, como por exemplo a taxonomia, habitat, tipos de alimentação, distribuição, importância ecológica, mas também fatores ambientais e antropológicos que ameaçam esta espécie.
Conceção e dinamização: Paula Alves
Atividade do Município de Ovar Contato Ecolinha – 800204679
Diário da Sustentabilidade - Uma Ação por Dia, a Caminho da Sustentabilidade
SÁB E DOM: 10H00 às 16H30
Nesta oficina educativa, promovida pelo Serviço Área Protegida, o participante é convidado a realizar várias atividades do ‘Diário da Sustentabilidade’, como: ‘o ciclo de vida das plantas’, ‘folhas e flores secas’, ‘o ciclo da água’, ‘o que é a camuflagem?’, a ‘idade das árvores’, ‘brinquedos ecológicos’, ‘quem é o mais sustentável da turma?’, entre outras.
O Município de Ponte de Lima lançou, recentemente, o ‘Diário da Sustentabilidade – Uma Ação por Dia, a Caminho da Sustentabilidade’, uma publicação que teve início em tempo de pandemia. Durante um ano foram lançadas publicações diárias, em formato online, nas redes sociais da Área Protegida, mantendo assim ativa a ligação entre o Serviço Educativo da Área Protegida e o seu público-alvo, a comunidade educativa. Com esta publicação, agora editada, pretende-se estimular a mudança de mentalidade e comportamentos, no nosso dia a dia, permitindo a adoção de um estilo de vida mais saudável e equilibrado e divulgar projetos e ações que Ponte de Lima tem vindo a desenvolver no âmbito destas temáticas, dando cumprimento aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Conceção e dinamização: Miguel Abreu e Sara Cardoso
Biodiversidade em risco
SÁB: 10H00 às 13H30 e 14H30 às 18H00
Sabias que existem animais que dependem de determinadas plantas para se alimentarem? Ou para simplesmente terem abrigo? Neste divertido jogo sobre as espécies de animais e plantas que habitam o Parque do rio Ul, vamos descobrir a importância das espécies nativas para o equilíbrio do ecossistema, e como as espécies invasoras entram nesta história como umas verdadeiras vilãs.
Dinamização: Hugo Oliveira
Animais do Parque do rio Ul
DOM: 10H00 às 13H30 e 14H30 às 18H00
Sabias que através de divertidos puzzles e trabalhos manuais podemos descobrir a Biodiversidade que habita o Parque do rio Ul? Com recurso a materiais reutilizáveis provenientes de desperdícios das unidades industriais do concelho de São João da Madeira, desafiamos miúdos e graúdos a revestir os diferentes animais que podemos encontrar no nosso Parque.
Dinamização: Sofia Tavares
Há mar e mar, há lixo a voltar
SÁB: 10H00 às 13H00 e 14H00 às 18H00
DOM: 10H00 às 13H00 e 14H00 às 17H00
O que é o lixo marinho? Quais são as suas fontes e problemas? Como afeta a biodiversidade e os ecossistemas marinhos?
Todos os anos milhões de toneladas de resíduos vão parar aos Oceanos, que na sua maioria têm origem em terra (cheias, descargas dos rios, águas residuais, abandono de lixo, outros), originando a perda de biodiversidade e de um ecossistema único. Nesta atividade as crianças são convidadas a construir um animal marinho, em papel.
Conceção e dinamização: Carla Gomes e Cláudia Gomes
Da terra para a Terra
SÁB: 10H00 às 12H30 e 14H00 às 17H00
Valorizar o que a Terra nos dá, congregando a temática dos resíduos e da agricultura biológica. Tendo em conta o conceito de que “na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma” (Lavoisier), pretende-se explorar a importância do desvio de resíduos valorizáveis de aterro sanitário, assim como a componente experimental que conduza a compreensão do ciclo da matéria orgânica através da compostagem.
Conceção e dinamização: Liliana Vasconcelos, Gracinda Barbosa, Carina Marques e Rita Carvalho