
MUNICÍPIOS FUNDADORES
Local: Bosque das Faias
AMARANTE

Mobile Natural
SÁB: 10h00 – 16h00
No contexto das serras de Aboboreira e Marão, em Amarante, a vegetação autóctone, é dominada por espécies como o carvalho (Quercus robur), o sobreiro (Quercus suber), o pinheiro-bravo (Pinus pinaster) e a azinheira (Quercus ilex), adaptadas ao clima temperado e à geologia das serras, desempenhando um papel crucial na conservação da biodiversidade, na regulação do ciclo da água e na proteção do solo contra a erosão. As serras de Aboboreira e Marão são áreas de grande valor ecológico, abrigando diversas espécies endémicas e ameaçadas, tornando-as um importante património natural a ser preservado. Com diferentes elementos naturais que podemos encontrar durante um passeio pelas serras do Marão e Aboboreira, o desafio é a criação de um mobile.
Conceção e dinamização: Carla Sorte e Ana Lourenço, Gabinete Técnico Florestal e Divisão de Espaços interpretativos e Serviços Pedagógicos.
AVEIRO

O Tesouro Escondido: o Moliço da Ria de Aveiro
SÁB E DOM: 10h00 – 13h00 e 14h00 – 19h00
A Ria de Aveiro é povoada por moliço, recolhido pelos barcos moliceiros e utilizado para fertilizar os campos agrícolas, sendo fundamental para a vida na Ria por constituir abrigo para os peixes, servir de nutriente e por retirar força às correntes de maré. O moliço é uma mistura de algas, plantas submersas que habitam a laguna, que integram várias espécies, como a ulva lactuca (conhecida como “folha” ou “alface do mar”), Zostera noltei, Chaetomorpha linum, Gracilaria verrucosa e Fucus vesiculosus… Nesta oficina vamos observar e identificar espécies de algas da Ria de Aveiro que compõem o Moliço, tirando partido de algas secas usadas para criativas colagens.
Dinamização: Andreia Lourenço e Telma Figueiredo
BRAGA

Vermicompostagem
SÁB: 14h00 – 17h00
Construção de um vermicompostor de pequena dimensão com minhocas americanas (Eisenia fetida).
Dinamização: Ana Cristina Costa, Rosário Arantes e Márcia Ferreira

Reciclagem de papel
SÁB: 14h00 – 17h00
Criação de papel recorrendo a papel usado e elementos naturais tais como: folhas, pétalas, cordões, borras de café, folhas de chá, entre outros.
Dinamização: Ana Cristina Costa, Rosário Arantes e Márcia Ferreira

Tecelagem com meias velhas
SÁB: 14h00 – 17h00
Construção de esfregões, pegas e bases para tachos quentes a partir de meias velhas.
Dinamização: Ana Cristina Costa, Rosário Arantes e Márcia Ferreira

Sabão com óleos alimentares usados
SÁB: 14h00 – 17h00
Produção de sabão a partir de óleos alimentares usados com soda cáustica.
Dinamização: Ana Cristina Costa, Rosário Arantes e Márcia Ferreira
FAMALICÃO

Invasoras à Solta!
SÁB e DOM: 10h00 – 12h30 e 14h00 – 19h00
As espécies invasoras estão a conquistar novos territórios: precisamos da tua ajuda! Vem descobrir quem são, como afetam o nosso ecossistema e o que podemos fazer para travar esta ameaça. Uma atividade divertida e cheia de ação. Junta-te a esta missão pela biodiversidade.
Dinamização: Lia Cardoso, Bruno Carvalho, Joana Fernandes e João Cruz
MELGAÇO

Documentário “Melgaço – Biodiversidade e Valores Naturais”
SÁB: 10h00 – 19h00
DOM: 14h00 – 19h00
Local: Sala Panorâmica da Quinta de Serralves
O documentário “Melgaço – Biodiversidade e Valores Naturais” dá destaque ao Património Natural do concelho de Melgaço, principalmente às suas espécies mais emblemáticas, a diversidade de habitat e paisagens, com o objetivo de sensibilizar para a conservação e proteção dos valores naturais.
Realização, imagem e montagem: Miguel Arieira
Produção, som e assistência à montagem: Daniel Deira
Documentário produzido pela Associação ao Norte para o Município de Melgaço
MIRANDELA

Cogumelos feltrados
SÁB: 10H00 às 12H30 e 14H00 às 17H30
Nesta viagem ao reino dos fungos, convida-se à exploração da diversidade destes seres, cujas cores e formas são muitas vezes inesperadas. A Quinta de Serralves será o ponto de partida para uma imersão profunda no universo dos cogumelos, fungos fascinantes que desempenham papéis cruciais no ecossistema. Através da alquimia da feltragem molhada, técnica muito antiga de transformação, as fibras de lã ganharão uma nova vida, transformando-se em cogumelos.
Dinamização: Isabel Fraga
OVAR

Explorar a Natureza através das lentes
DOM: 10h00 – 13h00 e 14h30 – 17h00
Oficina lúdico-pedagógica repleta de desafios, que explora a biodiversidade do Parque Ambiental do Buçaquinho, recorrendo a diversos instrumentos para a observação da natureza de diferentes perspetivas.
Dinamização: Paula Alves e Gabriela Silva
PONTE DE LIMA

Pulmão do Alto Minho - Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos
SÁB e DOM: 10h00 – 16h30
A oficina pretende dar a conhecer o Carvalho, uma espécie autóctone, que serve de refúgio e abrigo a dezenas de espécies da nossa Floresta, bem como explorar os vários elementos que constituem a árvore, com recurso a microscópios digitais e dar a conhecer os valores naturais da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, uma Zona Húmida de Importância Internacional, com diversos tipos de habitats que alberga milhares de espécies de Fauna e Flora, muitas de conservação prioritária, com destaque na conservação da natureza.
Dinamização: Válter Silva e Vera Henriques
S. JOÃO DA MADEIRA

À DESCOBERTA DO PARQUE DO RIO UL
SAB: 10h00 – 13h30 e 14h30 – 18h00
O Parque do Rio Ul é lar de diversas espécies de animais, plantas e fungos, e conta com uma história longa desde os dias da agricultura tradicional até aos dias de hoje. A grande diversidade deste espaço verde torna-o num verdadeiro oásis em plena área urbana. Venha divertir-se com a família num pequeno quiz sobre o Parque do Rio Ul, as suas espécies e história, com muitos desafios à mistura, tanto mentais como físicos. Uma atividade para miúdos e graúdos.
Dinamização: José Pedro Silva

ESTE OURIÇO NÃO PICA!
DOM: 10h00 – 13h30 e 14h30 – 18h00
Inspirados na fauna do Parque do rio Ul, vamos construir vários “amigos” utilizando sementes de algumas espécies de plantas aromáticas que quando crescerem, além de darem um penteado muito giro e diferente, vão aromatizar a nossa casa e ainda podem ser consumidas!
Dinamização: Sofia Tavares
TORRES VEDRAS

Caça-sonhos da Natureza
SÁB: 10h00 – 13h00 e 14h00 – 18h00
DOM: 10h00 – 13h00 e 14h00 – 17h00
A realização de atividades ao ar livre promove o conhecimento sobre a natureza e a sua preservação.
O Município de Torres Vedras convida os participantes a construírem um caça-sonhos, reutilizando materiais como CDs, fio de algodão, e recolhendo folhas, flores secas, raminhos e outros elementos da natureza. Venha à descoberta da natureza no Parque de Serralves e liberte-se dos pesadelos!
Dinamização: Carla Gomes, Cláudia Gomes e Madalena Gomes
VAGOS

BINGO DOS ANIMAIS
SÁB e DOM: 10h30
Duração: 30 min
Lotação: 25 Pessoas
Permitir aos participantes conhecerem alguns dos animais existentes na biodiversidade através de uma interação com imagens e sons.
Dinamização: Museu do Brincar e Município de Vagos

Pegada do lixo marinho
SÁB e DOM: 14h30
Duração: 30 min
Lotação: 25 Pessoas
Este jogo tem como objetivo sensibilizar para o impacte do lixo marinho e promover o comportamento e o consumo sustentável.
Dinamização: Município de Vagos

Ação de sensibilização “Vagos + Composto
SÁB e DOM: 11h30
Duração: 30 min
Lotação: 20 Pessoas
É um projeto piloto dedicado à compostagem comunitária e doméstica no Município, que tem como objetivo promover a separação seletiva de biorresíduos. Nesta atividade será explorado o processo biológico de tratamento de resíduos, a compostagem.
Dinamização: Município de Vagos

Biskinho com textura
SÁB e DOM: 15h30
Duração: 30 min
Lotação: 25 Pessoas
Explorar a textura e os detalhes das diferentes folhas de árvores por meio da técnica de decalque, promovendo a conexão com a natureza, estimulando a criatividade e ao mesmo tempo colorindo o “Biskinho” (símbolo do Museu do Brincar).
Dinamização: Museu do Brincar e Município de Vagos
VIANA DO CASTELO

Escola da Natureza: Mar, Rio e Floresta
SÁB: 11h00 – 13h00 e 14h30 – 18h00
DOM: 10h00 – 13h00 e 14h30 – 18h00
A biodiversidade e especificidades dos habitat que caracterizam os espaços naturais exigem conhecimento para implementar medidas que garantam a conservação e preservação desses valores naturais. A oficina tem como objetivo explorar a dinâmica e especificidades dos ecossistemas.
Dinamização: Liliana Vasconcelos, Gracinda Barbosa, Soraia Castro e Ema Subtil