ATIVIDADES EM AUTONOMIA
SÁB e DOM: 10H00 às 19H00
Estas atividades não são acompanhadas pela equipa educativa de Serralves, ocorrem em autonomia convidando as famílias a participar em: visita a instalação e visitas temáticas.
AS PLANTAS, O CARBONO E O CLIMA
Local: Mata do Treetop Walk
A visita à instalação procura envolver alunos e professores na literacia do carbono e das alterações climáticas. Assente na premissa de que as árvores são determinantes para a mitigação do efeito de estufa e responsáveis por inúmeros serviços de ecossistemas, procurando explorar a dinâmica interna de um sobreiro (Quercus suber) e identificar os fatores que o influenciam ao longo das estações. O sobreiro encontra-se na Mata do TreeTop Walk, equipado com um conjunto de sensores que monitorizam em tempo real vários parâmetros: fluxo de seiva; perímetro do tronco; vento; luz; capacidade fotossintética; fluxos de carbono e água.
ROSEIRAL
Local: Roseiral do Parque
O Parque faz 100 anos e o projeto da recuperação do Roseiral de Serralves juntou-se ao grande projeto de conservação do Parque e surge como forma de dignificar a sua história, a sua importância e o seu encanto. Esta visita tem como propósito dar a conhecer o património histórico, cultural e ambiental deste espaço icónico.
TREETOP WALK
Local: Treetop Walk
Um convite à exploração da biodiversidade do Parque num percurso elevado ao nível da copa das árvores – uma experiência impactante de observação e perceção da paisagem.
QUINTA URBANA
Local: Quinta do Parque
O assento agrícola de Serralves, conhecido como Quinta do Mata-Sete, situa-se na extremidade sul da propriedade e alberga diversos animais de raças autóctones, tais como o burro de Miranda e os bovinos das raças Arouquesa, Barrosã, Marinhoa e Jarmelista, entre outras. O efetivo animal complementa deste modo, a representação da paisagem rural de Entre Douro e Minho com características peculiares como as vinhas em ramada, os prados e a bouça.