
Espaço LIPOR

ESPAÇO LIPOR
SAB E DOM: 10h-19h
Local: Clareira das Bétulas
Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar
Resíduos ou Elementos Naturais?
Objetivos: Compreender o impacto dos resíduos no meio aquático. Alterar os comportamentos para um futuro sustentável em equilíbrio com a natureza.
Descrição: A atividade consiste na diferenciação entre elementos naturais da praia e lixo marinho. Após a recolha dos resíduos, os participantes são desafiados a encaminhá-los para a reciclagem ou para serem valorizados.
O que come o peixe?
Objetivos: Compreender o impacto dos microplásticos na alimentação e sobrevivência dos seres marinhos.
Descrição: A atividade consiste em recolher, com uma rede, o maior número de alimento (representado pelas missangas da cor verde). Os participantes irão perceber a dificuldade em capturar o seu alimento quando na coluna de água encontram a flutuar microplásticos com a mesma dimensão (representados pelas outras missangas coloridas).

Workshop Oceano Sustentável
7 de maio
Horários: 11h; 14h30
Duração: 1h30
Local: Sala Panorâmica
Workshop Oceano Sustentável
Dada a crescente necessidade de Literacia do Oceano torna-se fundamental o aumento do conhecimento e o envolvimento ativo dos cidadãos para a preservação do Oceano e dos seus serviços. Como tal, serão realizadas 2 ações de formação “Oceano Sustentável”, com a colaboração do Oceanário de Lisboa, com os objetivos de:
Compreender a importância do Oceano e as consequências das alterações climáticas e do lixo marinho;
Disponibilizar ferramentas que contribuam para a mudança de comportamentos a nível ambiental;
Esclarecer a importância da Prevenção e da Reciclagem dos resíduos como contributo ao combate do lixo marinho.
Dinamização: Oceanário de Lisboa e Lipor