
PROGRAMA FAMÍLIAS E PÚBLICO GERAL
Programa Famílias e Público Geral
Descobre a Natureza do Parque de Serralves com a Lipor
A Fundação de Serralves, com o apoio da Lipor e dos seus Municípios Associados, convida as famílias e o público em geral a participar na 11.ª edição do BioBlitz, com acesso gratuito!
5 e 6 ABR
SÁB e DOM: 10h00 às 19h00
Acesso: entrada e participação gratuitas
Entrada: Av. Marechal Gomes da Costa; Saída | Rua D. João de Castro, 210
Um fim-de-semana dedicado à exploração e partilha do conhecimento sobre Biodiversidade no Parque de Serralves.
MAPA DO EVENTO – AQUI
OFICINAS PEDAGÓGICAS
Temáticas: Anfíbios | Árvores | Aves | Briófitas | Cogumelos | Insetos | Líquenes
Funcionamento: 10h-19h, em contínuo

ANFÍBIOS
Local: Ténis
Quem é quem no charco?
Nos charcos de Serralves coabita uma grande diversidade de espécies. Rãs, salamandras, sapos, insetos, plantas aquáticas e tritões partilham o mesmo habitat! Conhecer estes seres vivos, a sua importância e como se relacionam é determinante para protegermos estes charcos.
Os desafios e pistas do jogo Quem é Quem vão aproximar-nos das suas características únicas.
Dinamização: Inês Luís e Francisca Melo

ÁRVORES
Local: Arboreto Séc. XIX
Coisas de árvores
No Parque, as árvores são esculturas vivas que se transformam com as estações.
Explorar as suas características únicas através dos Jogos Memória e Dominó é uma forma de as conhecermos e nos conectarmos com a natureza.
Dinamização: Ana Queirós e Diana Carneiro

AVES
Local: Ténis
Asas ao vento
O voo das aves é um dos fenómenos mais incríveis do reino animal. Como voam os gaios, o pisco e os chapins? Num voo a pique, a planar ou simplesmente a bater as asas, em bando, pelos caminhos do Parque partirá um grupo de gaios.
Dinamização: Mariana Moranduzzo e Ana Ferreira

COGUMELOS
Local: Ténis
Cabeça de cogumelo
Os cogumelos despertam no Parque e com eles as cores e formas vibrantes.
Explorar a importância dos fungos na Natureza resultará na celebração da diversidade com a personificação de um cogumelo. E se na minha e na tua cabeça crescer um cogumelo
Dinamização: Daniel Sanches e Eliana Soukiazes

INSETOS
Local: Clareira dos Teixos
Voo da Libélula
Os insetos vivem na Terra há cerca de 400 milhões de anos e são o grupo de animais com mais espécies. Entre eles, as libélulas, com olhos e asas grandes, voam com rapidez e ajudam a controlar as populações dos insetos menores. Desta oficina, novas e bonitas libélulas vão voar livremente no Parque!
Dinamização: Marta Correia e Filipa Dias

BRIÓFITAS
Local: Arboreto Séc. XIX
Jardim à vista!
Nas rochas, troncos e solos húmidos existem pequenos jardins, secretos e encantados, que escondem uma infinidade de plantas. As briófitas! Pequeninas e terrestres, com diferentes formas e texturas, podemos vê-las melhor à lupa. A exploração deste mundo tão fascinante resultará na construção coletiva de um jardim.
Dinamização: Dina Marques e Tiago Vouga

LÍQUENES
Local: Arboreto Séc. XIX
Missão L
Existem seres que não são só algas e não só fungos. Resolveram viver juntos e partilhar o mesmo corpo. São algas, mas também são fungos. São os líquenes! Seres vivos que aprenderam a partilhar e a cooperar para sobreviver. Personagens de uma história vamos construir para os líquenes descobrir!
Dinamização: Ana Ferreira e Joana Mendes

CRIATURAS IMPROVÁVEIS
Local: Clareira dos Teixos
E se a evolução tivesse seguido caminhos inesperados? Se os animais que conhecemos fossem resultado de combinações improváveis entre diferentes espécies? Asas de borboleta e patas de elefante, uma tartaruga com tentáculos, um cavalo com ramos em vez de pernas. Consegues imaginar?
Usando recortes e formas abstratas vamos construir modelos de criaturas híbridas e imaginárias!
Conceção: José Costa
Dinamização: José Costa e João Coelho

METAMORFOSES – CORPOS E MEMÓRIAS DA NATUREZA
Local: Clareira dos Teixos
Entra numa oficina onde o corpo se transforma em escultura, o movimento se torna desenho e a arte se funde com a natureza! Inspirada em Louise Bourgeois, Francis Alÿs e Francisco Tropa, esta experiência convida as famílias a experimentar formas mutantes, silhuetas vivas e criações efémeras, explorando a ligação entre arte e biodiversidade. Aqui, cada gesto deixa um rasto, cada transformação conta uma história e cada participante leva consigo uma criação única, feita em família. E tu? Que nova forma vais assumir?
Conceção: Mariana Maia Rocha
Dinamização: Mariana Maia Rocha e Beatriz Sarmento
CIDADE É COISA VIVA
Local: Clareira dos Teixos
As cidades são feitas de água, florestas, minhocas e pedras, também. Num jogo que convida à imaginação, desenharemos uma cidade: se fosses um rio, onde estarias? E se fosses a teia de uma aranha, onde gostarias de viver? Vamos habitar o território da imaginação para aprender formas de conviver em territórios com animais, vegetais, minerais e mais.
Conceção: Clara Sefair
Dinamização: Clara Sefair e Filipa Valente
BIOLOGIA DO SOLO
Local: Roseiral
O solo é fonte de vida, sendo diversos (e essenciais) os benefícios que fornece ao ser humano. De igual forma, são diversas as ameaças que o solo enfrenta. Esta sessão dará a conhecer a vida que existe no solo, revelando os motivos pelos quais este recurso é tão indispensável e algumas das ameaças a que está exposto, promovendo simultaneamente uma reflexão sobre a importância e necessidade de preservar o solo no nosso planeta!
Dinamização: Sara Mendes
Herbário Azul
Datas | Horários: 05 ABR – 10h00 | 13h00
Local: Roseiral
Registo de elementos naturais, tais como plantas ou algas, com recurso à cianotipia, uma técnica de impressão de imagem, que se caracteriza pela cor final em tons de azul e a pigmentos naturais produzidos por cianobactérias. Dinamização: Raquel Chaves
Parceria: Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – CIIMAR
SAÍDA DE CAMPO
As saídas de campo constituem uma oportunidade única na exploração da Biodiversidade do Parque de Serralves com investigadores especialistas dos diferentes grupos taxonómicos.
Local de saída: Alameda dos Castanheiros-da-Índia
Duração: 1H
Lotação: 20 pessoas/Saída de Campo
Sujeito a levantamento de bilhete 30min antes do início da atividade no local.

Árvores e Arbustos
SÁB e DOM: 10h30 | 12h00
Orientação: Floradata

Insetos
SÁB e DOM: 11h00| 12h00
Orientação: Floradata

Aves
SÁB e DOM: 10h30 | 12h00
Orientação: Floradata

Anfíbios
SÁB e DOM: 17h00 | 18h00
Orientação: CIIMAR
VISITAS GUIADAS E VISITA TEMÁTICA
SÁB e DOM: 10h30| 11h30| 12h30| 15h30| 16h30| 17h30
Duração: 50 min
Local de saída: Alameda dos Castanheiros-da-Índia
Lotação: 20 pessoas/Saída de Campo
Visitas sujeitas a levantamento de bilhete 30min antes do início da atividade no local.
PARQUE
Local: Alameda dos Castanheiros-da-Índia
Lotação: 20 pessoas
Com 100 anos de história, o Parque tem hoje lugar na cidade, no país e no mundo. Nos seus 18 hectares acolhe espaços muito diversos onde se estabelecem conexões e proximidades com diferentes histórias, paisagens, espécies e pessoas. A visita proporciona o contacto privilegiado com a biodiversidade, sendo o Parque um lugar de acolhimento de artistas, pensadores e investigadores e das suas obras, que de modo permanente ou temporário convivem em harmonia.
Orientação: Marco Ramos
EXPOSIÇÃO HERBARIUM SEEN & DREAMED
Local: Celeiro e Lagar da Quinta
Lotação: 20 pessoas
Através de uma abordagem multidisciplinar, a exposição com curadoria da artista Claudia Isabel Navas, apresenta o trabalho exploratório de diversos botânicos e artistas, dando a conhecer o artista Mario Alberto Pedraza, que documentou as orquídeas colombianas com base nas coleções de Alexander von Humboldt (1769-1859) e Aimé Bonpland (1773-1858) e o impressionante Grand Herbier d’Ombres/ Grande herbário de sombras (1972) de Lourdes Castro (1930-2022), apresentado na instalação Je/Eux d’Ombres.
Orientação: Andreia Machado
EXPOSIÇÃO A AUDIÇÃO VIBRATÓRIA DE GIL DELINDRO
Local: Cozinha e Capela da Casa de Serralves
Lotação: 20 pessoas
A exposição celebra a hipersensibilidade com que as pessoas surdas sentem o mundo sonoro, mas também aponta para um mundo que facilmente ignoramos: um mundo onde as fronteiras entre os corpos se dissolvem; onde conceções binárias tais como animado/inanimado, vida/morte, natureza/tecnologia são desafiadas; um mundo onde encontramos o outro pela ressonância; um mundo aberto a uma poesia vibratória.
Orientação: Maria Mata
RAÍZES DO PARQUE
O Parque de Serralves, ao longo dos seus 18 hectares, conta com um vasto conjunto de espécies de árvores e arbustos autóctones. Esta visita pretende dar a conhecer 33 espécies que se destacam e foram ilustradas na publicação “Raízes do Parque”.
Orientação: Carlota Carqueja
ESPETÁCULOS
Com a autora-ilustradora Mariana Rio
SAB: 16h00
Local: Livraria
Lotação: 50 pessoas
A Livraria de Serralves recebe a terceira sessão da Hora do Conto e convida crianças e famílias para uma viagem mágica com o livro Transparente, da Livros Horizonte, apresentada pela sua autora-ilustradora, Mariana Rio.
Nesta história, um homem parte à descoberta de um lugar natural improvável e mergulha num enigma que parece não ter fim…
Até ao momento em que é surpreendido.
MUSKO
SÁB: 12h00 | 15h00
DOM: 11h00 | 15h00
Local:Portão Marechal Gomes da Costa
Duração: 45 min
Lotação: 50 pessoas
Espetáculo itinerante para famílias | Todos os públicos
Este espetáculo itinerante é uma experiência única que combina a beleza da natureza e a energia da percussão. Tendo a floresta como imaginário, transporta-se o público para um mundo cheio de vida e som. Com músicas inspiradas na natureza, instrumentos de percussão e tubos que ecoam pelo ambiente, os músicos interagem com a paisagem natural, usando materiais não convencionais como instrumentos de percussão. Com uma estética visual impactante, não deixando ninguém indiferente, é um tipo de performance peculiar para miúdos e graúdos, divertido e cheio de ritmo.
Performers: Artur Carvalho, David Calhau, Luís Carcoleiro, Micael Lourenço
Criação: Artur Carvalho, Bruno Estima, David Calhau, David Valente
Figurinos: Artur Carvalho, Rita Silva
Produção: WETUMTUM
O DUELO E OUTRAS HISTÓRIAS
SÁB: 11h00 | 17h00
DOM: 12h00 | 16h00
Local:Ulmeiro
Duração: 35 min
M/6
Dois homens discutem num país distante e frio.
Discutem há tanto tempo que já não se lembram por que razão começaram a discutir. Para resolverem de vez o problema, e porque desistiram de encontrar uma verdadeira solução, decidem travar um duelo. Como em todos os duelos, costas com costas, cada um começa por contar cem passos antes de se virar para disparar.
1, 2, 3, 4… Lá vão eles, afastando-se.
Seguimos um deles, mas a dada altura perguntamo-nos: onde irá?
Este será um espetáculo sobre zangas, conflitos, guerras, mas sobretudo sobre a paz.
A partir dos livros O Duelo, de Inês Viegas Oliveira, A Manta, de Isabel Minhós Martins e Daqui Ninguém Passa, de Isabel Minhós Martins com ilustrações de Bernardo P. Carvalho
Direção artística: Joana Providência
Interpretação: Joana Mont’ Alverne
Figurinos: Lola Sousa
Som: Fábio Ferreira
Luz: Liliana Macedo
Criação de imagem impressa: Catarina Barros
Realização de cenografia e adereços: Filipe Mendes
Realização de figurinos: Mafalda Costa
Pintura de figurino: Lia Silva
Caixa de luz: Sofia Ribeiro
Estagiária de cenografia, figurinos e adereços: Andrea Leonardo
Voz-off: Anabela Sousa, António Júlio, Bernardo Gavina, João Cravo Cardoso, Joana Mont’ Alverne, Leonor Reis, Maria João Vicente, Pedro Couto, Rita Reis e Vicente Gil
Apoio a voz: Maria do Céu Ribeiro
Apoio à construção: Liliana Macedo
Direção de produção: Glória Cheio
QUINTETO DE METAIS DA BANDA SINFÓNICA PORTUGUESA
DOM: 17h00
Local: Parterre Central
Duração: 60 min
M/6
O Quinteto de Metais da Banda Sinfónica Portuguesa convida a uma viagem musical inspirada na natureza. Da energia vibrante de Lutosławski, passando pelas paisagens das “Estações” de Stevens, até à fusão de humor, lirismo e intensidade no “Divertimento” de Husa, este concerto promete uma experiência envolvente, repleta de cores e contrastes, que demonstra tanto o arrojo como a delicadeza desta formação, aludindo às diversas paisagens do Parque e Jardins de Serralves.
Trompete: Tiago Peixoto
Trompete: Sérgio Pereira
Trompa: Nélson Silva
Trombone: Tiago Nunes
Tuba: Jorge Fernandes

ATIVIDADE EM AUTONOMIA
Embora sujeitas a inscrição, estas atividades não são acompanhadas pela equipa educativa de Serralves, ocorrem em autonomia convidando o público a participar das seguintes atividades: visita a instalação e visitas temáticas.
No check in, o público deverá indicar a atividade que pretende realizar e solicitar a informação de apoio à atividade, previamente desenhada pelo Serviço Educativo de Serralves, e que servirá de inspiração para a concretização da atividade.
AS PLANTAS, O CARBONO E O CLIMA
Local: Mata do Treetop Walk
A visita à instalação procura envolver alunos e professores na literacia do carbono e das alterações climáticas. Assente na premissa de que as árvores são determinantes para a mitigação do efeito de estufa e responsáveis por inúmeros serviços de ecossistemas, procurando explorar a dinâmica interna de um sobreiro (Quercus suber) e identificar os fatores que o influenciam ao longo das estações. O sobreiro encontra-se na Mata do TreeTop Walk, equipado com um conjunto de sensores que monitorizam em tempo real vários parâmetros: fluxo de seiva; perímetro do tronco; vento; luz; capacidade fotossintética; fluxos de carbono e água.

VISITAS TEMÁTICAS

ROSEIRAL
O Parque fez 100 anos e o projeto da recuperação do Roseiral de Serralves juntou-se ao grande projeto de conservação do Parque e surge como forma de dignificar a sua história, a sua importância e o seu encanto. Esta visita tem como propósito dar a conhecer o património histórico, cultural e ambiental deste espaço icónico.

QUINTA URBANA
O assento agrícola de Serralves, conhecido como Quinta do Mata-Sete, situa-se na extremidade sul da propriedade e alberga diversos animais de raças autóctones, tais como o burro de Miranda e os bovinos das raças Arouquesa, Barrosã, Marinhoa e Jarmelista, entre outras. O efetivo animal complementa deste modo, a representação da paisagem rural de Entre Douro e Minho com características peculiares como as vinhas em ramada, os prados e a bouça.
GREEN MARKET

GREEN MARKET
SÁB e DOM: 10h00 às 19h00
Local: Alameda dos Castanheiros-da-Índia
O Green Market volta ao Parque de Serralves com a missão de incentivar um estilo de vida e alimentação eco consciente. Privilegiando o que de melhor se faz em Portugal, apresenta uma seleção de produtos de design local, feitos a partir de processos conscientes e produtos biológicos. Este mercado é uma paragem obrigatória para quem valoriza o consumo sustentável e responsável.