
3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
SAÍDAS DE CAMPO
Nas saídas de campo será explorada a Biodiversidade do Parque de Serralves com a ajuda de investigadores especialistas dos diferentes grupos taxonómicos.

ANFÍBIOS
Observação e identificação de anfíbios
Os anfíbios são o grupo de vertebrados mais ameaçado do mundo, mas, apesar da sua grande vulnerabilidade e importância ambiental, bem como a sua fácil observação e identificação, este grupo continua a ser largamente desconhecido e negligenciado pela população em geral. Esta atividade pretende dar a conhecer e estimular o interesse pelos anfíbios de uma forma dinâmica e marcadamente prática. Será efetuada uma introdução teórica sobre as principais características e importância dos anfíbios, bem como dos métodos, materiais e cuidados para a sua observação, manuseamento e identificação, após a qual se realizará uma saída de campo para a observação de adultos e larvas de anfíbios e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
Conceção e Orientação: José Teixeira e Marisa Naia (CIIMAR)

AVES
Descobrir as aves de Serralves
As aves sempre fascinaram o ser humano, quer pela sua capacidade de voar e canto, assim como pela beleza da sua plumagem, muitas espécies apresentando belas e chamativas cores. Esta atividade permitirá que os alunos se familiarizem com diversas espécies que podem ser observadas num espaço como este, em contexto urbano, e consigam associar determinadas espécies a habitat específicos, entendam conceitos como espécies residentes e espécies migradoras, o que são espécies autóctones e, por contraponto, espécies exóticas. De uma forma geral vão inteirar-se da diversidade de aves que pode ser encontrada num espaço como Serralves.
Conceção e Orientação: Célia Gomes ( Colaborador Floradata)

ÁRVORES E ARBUSTOS
Descobrir as árvores e arbustos de Serralves
O Parque de Serralves está situado num local da cidade do Porto com um clima muito benigno, que permite o crescimento de plantas diferentes, entre as quais algumas espécies nativas do nosso país, quer das zonas de clima atlântico, quer da parte mediterrânica. Todas as árvores e arbustos presentes no Parque estão identificadas e georreferenciados numa plataforma, que é usada para divulgação e gestão do património botânico do Parque. De uma forma geral vão inteirar-se da diversidade de árvores e arbustos que pode ser encontrada num espaço como Serralves.
Conceção e Orientação: Paulo Alves (Colaborador Floradata)

BRIÓFITAS
Passeio à lupa – à descoberta de cinco espécies comuns de Briófitas (Musgos e Hepáticas) em Serralves
As briófitas são plantas terrestres, vulgarmente conhecidas por musgos e estima-se que globalmente existam cerca de 18.000 espécies. Estas plantas são de pequena dimensão, não apresentam sistema condutor especializado e são muito dependentes do grau de humidade do ambiente em que ocorrem. As briófitas desempenham papéis ecológicos essenciais em muitos ecossistemas, tais como retenção de água, contribuição para a formação de solo, como espécies pioneiras na colonização de microhabitats, reciclagem de nutrientes, produção de biomassa e fixação de carbono. No Parque de Serralves, as briófitas colonizam os mais diversos substratos e habitats.
Conceção e Orientação: Helena Hespanhol (Colaborador Floradata)