
1.º E 2.º Ciclos do Ensino Básico - Digital

Árvores
Modo Árvore
As árvores são muito importantes no nosso planeta Terra. Para além dos recursos que nos oferecem, são a casa de muitos outros seres vivos, quem melhor exprime e comunica as estações do ano e quem nos dá sombra nos dias quentes de verão e nos abriga da chuva durante o inverno. Mas as árvores não são todas iguais! Se olharmos com atenção verificamos que algumas são pontiagudas e cónicas como o pinheiro e outras são frondosas e arredondadas como o carvalho. Esta oficina convida ao encontro com as árvores e arbustos e a valorização da importante missão que desempenham.
Conceção e dinamização: Carlota Carqueja

Anfíbios
Por água ou por terra?
Os anfíbios são seres vivos singulares associados a “duas vidas” porque o seu ciclo de vida depende do meio aquático e terrestre. Têm um importante papel para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas e com o meio urbano a ocupar grande parte do seu habitat, encontram-se num estado de conservação preocupante. A sua pele nua torna-os muito sensíveis à poluição e no Parque de Serralves encontram os espaços ideais com alimento, abrigo e para se reproduzirem. Aqui, podemos encontrar a rã-verde, o tritão-de-ventre-laranja, o sapo-parteiro-comum e a salamandra-de-pintas-amarelas. Esta oficina convida à descoberta das características deste grupo e de como poderemos assumir a missão de os proteger.
Conceção e dinamização: Andreia Machado

Briófitas e Líquenes
Briófitas e Líquenes: reais e imaginários!
As briófitas e líquenes, devido às suas pequenas dimensões, passam muitas vezes despercebidos, camuflados ou escondidos em qualquer ambiente, natural ou urbano. Pequenos em tamanho, mas grandes em missão, desempenham papéis essenciais nos ecossistemas, comunicando através das suas formas e cores diversas. Inspirados pelas espécies que habitam os espaços do Parque de Serralves, o desafio é observar, identificar e registar estes seres vivos na envolvência da escola.
Conceção e dinamização: Dina Marques

Visita Temática
Lá fora!
Lá fora há tanto para descobrir, observar e contemplar! Esta aventura convida a descobrir a biodiversidade na tua escola ou na sua envolvente. Que árvores vivem por aí? Que aves espreitam por entre as folhas e ramos dessas árvores? Serão melros, gaios, pegas-rabudas, piscos de peito ruivo? E nos troncos dessas árvores existem líquenes? Como são as suas cores e texturas? E os sons? Já paraste para escutar os sons que envolvem a tua escola? São urbanos ou naturais? São fortes ou subtis? Como te fazem sentir? Inspirados por uma visita ao Treetop Walk, e com as ferramentas adequadas, será possível contemplar, de uma forma especial, a grandeza e valor da biodiversidade na tua escola ou na sua envolvente.
Conceção e dinamização: Dina Marques
(1) O TreeTop Walk é um passadiço elevado ao nível da copa das árvores, que constitui uma plataforma de observação da biodiversidade, onde é possível contemplar de forma especial, a grandeza e valor das árvores do Parque – uma experiência singular que convida à observação e diálogo com a paisagem e a biodiversidade.